Skip to content

Rótulas: produção e composição

A rótula é um componente de importância crucial para o sistema de suspensão de qualquer veículo. Este componente vital de ligação multiaxial é característico da maioria dos braços de suspensão, tirantes da barra estabilizadora e barras de direção.
Check-up Media febi ball joint structure

O seu propósito é ser um ponto de ligação entre o sistema de direção e suspensão do veículo e as rodas. O design da rótula esférica permite que a suspensão se mova verticalmente, à medida que as condições da superfície da estrada variam e conforme o veículo é conduzido através das curvas e contracurvas da estrada.

As rótulas da febi são produzidas com materiais de elevada qualidade, de acordo com os padrões do equipamento original, para uma performance otimizada e durabilidade. Isto garante um alinhamento da roda preciso, eliminando os ruídos da suspensão e melhorando a condução do veículo.

Fundição/invólucro

O invólucro da rótula apresenta um design preciso para cumprir os requisitos de carga e função de cada aplicação. Pode ser como uma rótula de suspensão – aparafusada ou rebitada no braço de suspensão – ou onde o veio da rótula é pressionado no invólucro da rótula e fixo num dos lados através da geometria da rótula.

O outro lado é fixo por um freio de retenção ou por uma rótula embutida (utilizada em muitos braços de suspensão forjados ou fundidos).

Anéis de fixação

Os anéis de fixação de aço flexível garantem a fixação do fole de borracha – suportando as áreas de vedações estáticas e dinâmicas do veio da rótula.

Fole de proteção em borracha

O fole em borracha de Policloropreno é um dos componentes mais importantes da rótula. O fole assegura que o interior da rótula está protegido contra humidade, detritos da estrada e é resistente ao calor, óleo e efeitos da luz solar direta. Este é capaz de vedar a rótula em todas as posições do veio da rótula e em qualquer ângulo de deflexão.

Veio da rótula

Os veios das rótulas febi são fabricados em linha com as especificações do equipamento original, cumprindo os requisitos ao nível de carga de cada rótula de direção e suspensão. O aço de liga leve utilizado apresenta elevada resistência ao desgaste, dureza da superfície e vida útil prolongada – através da criação de uma camada da superfície endurecida enquanto mantém a microestrutura do núcleo inalterada.

Check-up Media febi ball joint structure component

Isto produz uma rótula que é mais dura, forte e segura – resultando na resistência necessária para a segurança do condutor e do(s) passageiro(s), alcançando maior agilidade, estabilidade e dinâmica de direção do veículo.

Rolamento de acetal

O polióxido de metileno (também conhecido como acetal ou poliacetal ou poliformaldeído) é um termoplástico de engenharia utilizado em peças de precisão de direção e suspensão, que requerem elevada rigidez, atrito reduzido e excelente estabilidade dimensional, garantindo um movimento axial suave.

Tampa de aço

Para finalizar a instalação dos componentes da rótula, a tampa em aço – que é resistente ao impacto e à corrosão – é selada na rótula através de um processo de deformação aplicado no rebordo do invólucro da rótula, protegendo as peças internas.

Massa de elevado desempenho

A massa utilizada pela febi foi especialmente projetada para a lubrificação de rótulas e permitir uma operação suave. O óleo de base semi-sintético é espessado com poliúria e não contém metais pesados nem lubrificantes sólidos pretos.

Os aditivos especiais utilizados aumentam a aderência aos componentes de aço e plástico, o que melhora o efeito de amortecimento entre os corpos em fricção.

Confie nas peças febi com qualidade equivalente OE testada. Toda a gama de peças de direção e suspensão pode ser encontrada em: partsfinder.bilsteingroup.com.

0 0 votes
Article Rating
Subscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Se desejar deixe o seu comentário.x