Skip to content

Ford Mondeo: suspensão traseira

Um dos desafios na reparação do sistema de suspensão é a remoção de qualquer um dos parafusos ou fixação (que fixam as peças com desgaste) que serão substituídos.
Check-up Media febi steering suspension

O Ford Mondeo, produzido entre 2007 e 2014, foi a terceira geração deste modelo favorito das famílias. Era conhecido por apresentar excelente capacidade de carga, o que o tornou, também, popular entre muitos condutores de automóveis de empresas e serviços de emergência.

Este modelo partilha muitas semelhanças de plataforma com os Galaxy e S-Max, bem como com alguns modelos Volvo, incluindo o design do sistema de suspensão e componentes associados.

O Mondeo estava equipado com um sistema de suspensão traseira multilink, disponível nas versões base, desportiva e reforçada – com ou sem amortecedores com autonivelamento ou controlo elétrico. No entanto, todos os componentes da suspensão são, fundamentalmente, os mesmos. Tudo isto estava sujeito às especificações de cada modelo (Fig. 1).

Os muitos casquilhos, apoios e rótulas que compõem a suspensão deste veículo trabalham juntos em simultâneo para fornecer características de segurança e conforto para condutor, passageiros e qualquer carga que o veículo necessite de transportar.

Com o tempo, estes podem apresentar desgaste ou falha. Eventualmente, perdendo a sua eficácia, algo que pode ser sentido, visto e ouvido. Ruídos frequentes, como “batidas” ou rangidos, podem ser ouvidos e a direção pode tornar-se vaga, causando desgaste irregular dos pneus e resultando em mau contacto com a superfície da estrada, o que pode afetar a capacidade de travagem do veículo.

Check-up Media febi Ford Mondeo

O casquilho do braço longitudinal é um componente comum neste sistema e podem deteriorar-se ao longo do tempo. A borracha ganha fissuras e o revestimento corrosão, dando ao veículo uma aparência de “rebaixamento”, fazendo com que a suspensão se desalinhe e opere incorretamente (Fig. 2).

Estes casquilhos podem ser substituídos em separado, o que evita a substituição de todo o braço traseiro. Isto pode ser executado com recurso a uma ferramenta especial para retirar o casquilho usado do braço e instalar o novo, não esquecendo que, em primeiro lugar, o casquilho deve ser alinhado – através do ponto de alinhamento do casquilho – com o braço (Fig. 3). Isto é imprescindível para o correto funcionamento dos casquilhos.

Os novos casquilhos da febi com revestimento externo de metal apresentam um rebordo para facilitar o encaixe. Por ser produzido com borracha natural vulcanizada, apresenta excelentes propriedades mecânicas e dureza, garantindo uma vida útil prolongada.

Check-up Media febi Ford Mondeo 2

Um dos desafios na reparação do sistema de suspensão de um veículo é a remoção de qualquer um dos parafusos ou fixação (que fixam as peças com desgaste) que serão substituídos. Os parafusos originais apresentam corrosão e desgaste com o tempo, devido ao atrito constante com vários elementos.

Poderão ser aplicados vários métodos diferentes para fazê-lo, incluindo a utilização de fluido penetrante, calor ou as fixações serem cortadas para que seja possível a sua remoção. Isto torna os parafusos originais inadequados para a finalidade pretendida e, por norma, é esquecido durante este tipo de reparação.

A febi oferece uma solução para este problema ao fornecer o kit de reparação com parafusos novos incluídos. Como exemplo, o conjunto de casquilhos de suspensão com parafusos 43403 é oferecido completo com casquilhos para ambos os lados do veículo e com parafusos. Para uma reparação mais completa, o febi ProKit 46000 jogo de braços de suspensão com casquilhos e parafusos vem completo com braços, casquilhos e parafusos.

Os parafusos fornecidos apresentam uma elevada resistência à tração para a fixação dos componentes essenciais à segurança, com excelente força de fixação e um revestimento anticorrosivo para uma vida útil prolongada.

A rosca do parafuso, ao início, é mais estreita para servir de guia e facilitar o aperto, assim como dispõe de um tratamento que bloqueia a rosca e evita o desaperto durante a operação do veículo.

Confie nas peças febi com qualidade equivalente OE testada. Toda a gama de peças de direção e suspensão pode ser encontrada em: partsfinder.bilsteingroup.com.

Check-up Media febi Ford Mondeo image 3
0 0 votes
Article Rating
Subscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Se desejar deixe o seu comentário.x