Skip to content

Focus na suspensão

O Ford Focus foi introduzido em 1998 e mostrou-se muito popular entre os seus proprietários. No entanto, é, também, um dos veículos que mais carece de trabalhos de reparação nas oficinas.
Check-up Media febi steering suspension

Com isto em mente, foram identificados alguns itens de desgaste que são relevantes ao reparar o sistema de suspensão deste popular modelo.

Suspensão dianteira

A suspensão dianteira independente do Focus é composta por uma estrutura do tipo McPherson conectada à manga de eixo. E este conjunto está conectado ao chassis através de um triângulo onde existe um ponto de ligação à barra estabilizadora.

Os tirantes da barra estabilizadora, quando apresentam desgaste, podem produzir um ruído estridente durante a condução em estradas com piso irregular. Um dos itens de maior desgaste no modelo MK2 é o casquilho do triângulo de suspensão (Fig. 1).

Este componente está disponível como parte do triângulo completo ou em separado com novos parafusos de fixação. Este último, está disponível através da febi e oferece uma reparação económica deste componente, comparado com a substituição de todo o triângulo, que, na maioria dos casos, poderá perfeitamente ser mantido.

Check-up Media Focus suspension 1
Check-up Media Focus suspension 2

Ao realizar esta substituição, o alinhamento do novo casquilho é muito importante. O casquilho necessita de ser alinhado corretamente no eixo do braço de suspensão para uma operação correta e para garantir uma vida útil prolongada do componente de substituição.

O casquilho usado pode ser extraído ou pode cuidadosamente ser cortado usando equipamento adequado, para não danificar o eixo no qual o casquilho é aplicado. Uma vez removido o casquilho usado, limpe o eixo e com recurso a pressão, encaixe o novo casquilho.

Existe uma ferramenta especial disponível para manter o alinhamento durante a aplicação do novo casquilho (Fig. 2). O braço reparado pode, agora, ser aplicado no veículo. O casquilho (febi 32418) tem aplicações para outros modelos das marcas Ford, Mazda e Volvo.

Suspensão traseira

O aclamado “Control Blade” (braço de suspensão fino com aspeto semelhante a uma lâmina) foi desenvolvido para o modelo Focus. O seu design compacto permite uma máxima utilização do espaço para a capacidade de bagagem e proporciona um excelente desempenho da condução.

Os braços de formato fino, o posicionamento em relação à roda de forma a reduzir o binário da travagem, juntamente com outros três braços, permitem a fixação precisa da roda. O casquilho do braço de suspensão traseiro (febi 34249), que é substituível como no braço de suspensão dianteiro, precisa de ser alinhado corretamente durante a instalação, caso contrário a borracha irá torcer e encurtar a vida útil do casquilho (Fig. 3).

Check-up Media Focus suspension 3
Check-up Media Focus suspension 4

O braço de suspensão, que está localizado entre a subestrutura e a manga do eixo, é propenso a fraturas por stress, que podem levar à falha após um longo período de serviço. Quando este braço é removido para dar acesso a outros componentes ou quando precisa de ser substituído, os parafusos de fixação são propensos à corrosão (Fig. 4).

Isto leva ao corte dos parafusos durante a remoção ou ao desgaste devido ao processo de libertação do parafuso face ao braço. Portanto, pode ser necessário cortá-los para remover o braço. O parafuso interno, que é excêntrico e que permite o ajuste do camber, deve rodar livremente de forma a permitir o ajuste.

Recomenda-se que todas as fixações dos parafusos sejam apertadas apenas quando a suspensão do veículo estiver sob carga e não suspensa, caso contrário causa um esforço desnecessário nos casquilhos e pode fazer com que sejam apertados na posição incorreta.

Quando todas as reparações da suspensão estão finalizadas, recomenda-se um alinhamento completo das rodas de forma a garantir o bom desempenho do veículo. Muitos componentes de suspensão da febi estão disponíveis em ProKit, que vem com todas as peças necessárias para a reparação. Isto economiza tempo e dinheiro à oficina, evitando a necessidade de obter peças separadas.

Confie nas peças febi com qualidade equivalente OE. Toda a gama de peças de direção e suspensão pode ser encontrada em: partsfinder.bilsteingroup.com.

0 0 votes
Article Rating
Subscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Se desejar deixe o seu comentário.x