Skip to content

Perda de direção

Muitas unidades de comando partilham informação recebida através dos sensores instalados dentro da infraestrutura dos veículos para fornecer feedback importante que afeta as emissões, o desempenho, o conforto, a segurança ativa e passiva e muito mais.
Check-up Media SWAG bearing kits wheel hubs

Quando a bateria de um veículo é substituída, pode ser necessário fazer um reset a alguns sensores e atuadores. Os itens mais comuns de conforto do veículo, tais como configuração do rádio, o relógio e a função automática dos vidros elétricos, são, maioritariamente, universais.

Contudo, há muitos outros itens que afetam os sistemas de travagem, direção e navegação e que são específicos de cada veículo, onde o funcionamento tem de ser em pleno. Se alguma das partes do sistema apresentar falhas, pode não ser possível um reset de ajuste.

Foi este o caso no veículo em destaque, um Volkswagen Golf V, cuja bateria foi, recentemente, substituída. As luzes de aviso da direção assistida, do controlo eletrónico de energia (EPC) e do controlo eletrónico de estabilidade (ESP) estavam acesas.

O controlo de estabilidade do veículo é uma parte integrante da unidade de comando da travagem. Este processa e atua de acordo com os dados partilhados por muitas outras unidades de comando durante a operação da direção, travagem e aceleração para controlo do veículo.

O sensor de velocidade de roda está instalado no cubo, em ângulo reto em relação ao anel magnetizado, que é instalado no conjunto do rolamento de roda. O sensor ativo de velocidade de roda utiliza o efeito de campo magnético. Um íman no sensor produz um campo magnético com as linhas do fluxo magnético orientadas em ângulo reto em relação ao sensor.

Check-up Media bilstein group febi wheel bearing kits graphic
Fig. 1

A deflexão das linhas do fluxomagnético devido à presença do anel magnetizado, causa variações da resistência da fina camada ferromagnética do elemento do sensor (Fig. 2).

O elemento do sensor converte as variações da resistência em tensão. A onda quadrada de tensão detetada pela unidade de comando da travagem é uma medida individual da velocidade de roda que é usada para derivar a aceleração e desaceleração da velocidade de roda e é determinante para o controlo da travagem.

Já tinha havido a tentativa de fazer um reset ao sensor do ângulo de direção com um equipamento de diagnóstico, mas tal não foi possível, fazendo com que as luzes de aviso permanecessem acesas e o sistema de estabilidade não funcionasse. Esta situação exigiu uma maior investigação.

Check-up Media bilstein group febi wheel bearings kits 2
Fig. 2

Uma verificação global aos códigos de avarias revelou que o sensor do ângulo de direção apresentava falha na unidade de comando da direção eletromecânica. Contudo, ao verificar os dados nas unidades de controlo da travagem e direção, o sensor do ângulo de direção estava a funcionar corretamente, mas não foi possível fazer o reset para regressar a uma posição base conhecida.

A possibilidade de haver outra falha no sistema, que estava a causar a avaria, era elevada. Após um curto teste em estrada, percebeu-se que a velocidade da roda traseira esquerda estava a fornecer uma leitura de velocidade diferente das outras rodas.

Quando o veículo regressa à oficina, é conectado um osciloscópio ao sensor de velocidade da roda traseira para verificar a integridade do sinal, de forma a verificar se este é só um simples caso de falha no sensor. Ao verificar o sinal, notou-se uma inconsistência no sinal de onda quadrada (Fig. 1).

Foi necessária uma inspeção visual ao sensor de forma a verificar se existiam problemas mecânicos que estavam a causar a inconsistência do sinal. Isto envolveu a remoção da roda, disco de travão, pastilhas de travão e pinça. De seguida, foi necessário remover o cubo da roda com o anel magnético integrado.

Com o conjunto do rolamento de roda removido do eixo, tornou-se evidente a causa do problema. A corrosão entre o metal ferroso do cubo e o anel magnético causou distorção ao relutor, resultando em fendas no anel magnético e na redução da folga entre o relutor e o sensor de velocidade de roda. Esta foi a principal falha no veículo (Fig. 3).

Foi necessário o jogo de rolamento de roda SWAG (32 92 3320) para substituir a peça danificada, assim como o sensor de velocidade da roda (32 92 3810), uma vez que este sofreu danos leves devido à distorção do anel magnético. O novo conjunto de rolamento e o sensor de velocidade foram instalados no veículo, assim como foram reinstalados o conjunto de travagem e a roda.

Uma vez completo este processo, foi efetuado um reset ao sensor do ângulo da direção da roda. Isto consistiu em realizar um teste em estrada com o veículo com a presença de um assistente de modo a operar a ferramenta de diagnóstico. O teste consistiu em conduzir o veículo a direito a uma velocidade não superior a 20 km/h, virando o volante, pelo menos, 15˚ à esquerda e, posteriormente, à direita e, por fim, parar o veículo.

Check-up Media bilstein group febi wheel bearing kits 3
Fig. 3

De seguida, a direção foi virada totalmente à esquerda e fixa por um período de, pelo menos, três segundos e, depois, de volta ao centro. Após isto, a direção foi virada também totalmente à direita, fixa por três segundos e, depois, de volta ao centro.

Uma vez finalizado este procedimento, estava concluído o reset ao sensor e todos os sistemas estavam a funcionar corretamente. Confie nas peças testadas e com qualidade equivalente OE da SWAG. A gama completa de rolamentos de roda pode ser encontrada em: partsfinder.bilsteingroup.com.

0 0 votes
Article Rating
Subscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Se desejar deixe o seu comentário.x