Os motores de combustão interna consomem uma grande quantidade de ar. A média de ar consumido por um motor a gasolina ronda os 10 mil litros por cada litro de combustível utilizado. Contextualizando esta informação…
Um filtro de ar de um Nissan Qashqai 1.6 deve ser substituído a cada dois anos ou ao fim de 60 mil km. O motor terá consumido cerca de quatro mil litros de gasolina e mais de 40 milhões de litros de ar!
Um motor a gasóleo usará mais do dobro dessa quantidade. Com a tendência da utilização de cilindradas menores, combinadas com a utilização de turbocompressores, o consumo de ar e a filtragem assumem um papel preponderante na eficiência da combustão.
Factos importantes
Estes contaminadores do ar podem variar de grânulos visíveis altamente abrasivos de pedra e areia a parículas microscópicas de fuligem, borracha de pneu, sílica, pó de travagem, pólen e humidade.
Em estradas alcatroadas, a concentração média de pó no ar é de 1 mg/m3. Assim, um filtro de ar terá retido cerca de 10 gramas de elementos contaminantes durante o período de utilização. Em estradas com muita poeira, o número de partículas retidas aumenta, aproximadamente, 40 vezes.
Se os contaminantes conseguissem contornar o filtro de ar e entrar para o interior do motor, o resultado seria o aumento do desgaste de pistões, segmentos, paredes dos cilindros e válvulas. Adicionalmente, qualquer partícula que entre dentro da câmara de combustão poderá passar para o interior do circuito de óleo, contaminando o mesmo e reduzindo a vida útil do filtro de óleo.
Dois lados para todos os filtros
Durante a utilização normal do filtro de ar, o elemento filtrante fica saturado de contaminantes. O diferencial de pressão entre os dois lados do filtro aumenta à medida que o filtro vai ficando obstruído, sendo que, nos veículos com admissão forçada, existe uma pressão elevada sobre o lado sujo do filtro e uma forte sucção no lado limpo do filtro.
A diferença de pressão, associada às ondas de pressão criadas pelo funcionamento do motor, podem, juntas, potenciar o colapso do filtro. As consequências do colapso do filtro podem variar, desde a passagem de ar contaminado para o interior do motor até à imediata sucção de partes do filtro contaminado, que causarão sérios danos ao motor.
Manutenção regular
Um filtro de ar deve ser substituído regularmente como parte da rotina de manutenção e sempre de acordo com o fabricante do veículo. Em condições de utilização severas, a manutenção deve ser mais frequente.
Um veículo a operar com um filtro saturado pode causar vários problemas: consumo excessivo de combustível, redução de potência e performance limitada. Causará, também, uma incorreta mistura de ar/combustível, resultando no aumento de emissões e partículas de fuligem (veículos a gasóleo), que poderão originar problemas nos veículos equipados com filtro de partículas (DPF).
O sistema de admissão de ar dos motores de combustão interna tem vindo a evoluir ao longo do tempo. Deixou de ser apenas uma carcaça para o filtro de ar, para ser, atualmente, uma parte integrante do sistema de emissões e do sistema de ruído e vibrações (NVH). Um filtro mal construído ou mal aplicado, não só pode aumentar o risco de desgaste acelerado do motor, como, também, causar ruído de indução, ressonância e vibrações extra.
• Os filtros de ar da Blue Print são produzidos com elementos filtrantes de elevada qualidade, de forma a que cumpram a proteção necessária e tenham a durabilidade exigida para uma vida útil prolongada, com uma excecional separação dos elementos contaminantes e resistência à humidade.
• O controlo regular da qualidade garante a construção precisa para uma confiança e uma precisão de encaixe a 100%, evitando que o ar não filtrado entre no sistema de admissão do veículo e cause danos no motor e respetivos componentes.
• Os métodos tecnológicos de fabrico mais recentes conferem aos filtros da Blue Print a força e a rigidez exigidas para suportar a pressão dos atuais motores turbo.
• O recurso a filtros com qualidade equivalente OE assegura que o desempenho do motor, a economia de combustível e a libertação de emissões permaneçam sem alterações.
A garantia do fabricante da Blue Print
Para enaltecer os seus elevados padrões de qualidade de produto, a Blue Print oferece três anos de garantia do fabricante para todas as suas peças, excedendo a garantia legal. Este é o nosso compromisso com a qualidade.