Skip to content

Substituição do rolamento de roda traseiro

O modelo Jeep Grand Cherokee WK foi elogiado por apresentar boas habilidades fora de estrada, tendo ainda uma excelente capacidade de reboque. Muitos proprietários utilizam-nos com esse fim.
Check-up Media SWAG bearing kits wheel hubs

O foco deste artigo é um veículo com mais de 321.000 quilómetros. Foi reportado um ruído monótono durante a condução, com aumento sob cargas e em curvas. Após um teste de estrada inicial e uma inspeção, os sintomas foram confirmados e foi identificado um ruído proveniente do rolamento de roda traseiro direito, que poderá requerer substituição.

Foi escolhido o jogo de rolamento de roda SWAG 33 10 3155 para esta reparação. Este vem completo com pernos da roda e do eixo e o rolamento preparado para instalação no veículo (Fig. 1).

Em primeiro lugar, a roda foi removida, seguida pelo conjunto da pinça de travão. A pinça foi suportada de modo a evitar o excesso de tensão no tubo do travão. De seguida, foi removido o disco de travão. Ficaram visíveis os calços do travão de mão, que tiveram de ser retirados.

Foram, também, removidas molas e fixações, juntamente com os calços. Todas as posições foram anotadas para facilitar a reinstalação. Nota: as peças foram inspecionadas quanto a qualquer desgaste fora do normal, bem como os revestimentos dos calços, uma vez que têm tendência a separar-se do suporte metálico.

Check-up Media bilstein group febi wheel bearing kit image 1
Fig. 1
Check-up Media bilstein group febi wheel bearing kit image 2
Fig. 2

Estes deverão ser substituídos, se necessário. A alavanca do atuador do travão de mão foi removida do cabo. Foi ainda inspecionado e verificado quanto a excesso de corrosão ou prisão de movimento (Fig. 2).

Com todos os componentes da travagem removidos, as quatro porcas de retenção, que fixam o conjunto do rolamento ao eixo, foram desapertadas. O conjunto do rolamento foi, então, retirado e o sensor de velocidade de roda foi mantido no seu lugar (Fig. 3).

Contudo, a chapa de fixação dos calços do travão de mão e o suporte da pinça de travão permaneceram fixos. Em alguns casos, há sempre a possibilidade de manter o semi-eixo na posição, o que requer o deslizamento do rolamento para fora e a posterior reinserção no eixo.

Com o auxílio de uma bancada, o suporte da pinça e a chapa de fixação dos calços foram cuidadosamente separados do conjunto do rolamento original e inspecionados quanto a desgaste e todas as superfícies de contacto foram limpas.

Check-up Media bilstein group febi wheel bearing kit image 3
Fig. 3
Check-up Media bilstein group febi wheel bearing kit image 4
Fig, 4

Quando todas as peças estavam prontas, foram instaladas no novo conjunto juntamente com o o-ring posicionado na ranhura de retenção do rolamento (Fig. 4). Nota: a falha ao instalar o o-ring pode causar a fuga de óleo do eixo, afetando o revestimento da pastilha de travão.

A superfície de contacto do eixo foi limpa e o novo conjunto do rolamento foi inserido no semi-eixo de transmissão e no invólucro do eixo. Assegurou-se que o cabo do travão de mão estava instalado através da chapa de fixação. Com o rolamento na posição, foram apertadas as quatro porcas de retenção.

Os calços do travão de mão foram reinstalados juntamente com o atuador e com massa lubrificante adequada a travões em todos os pontos de contacto necessários entre os calços e a chapa de fixação. O disco de travão e a pinça de travão foram limpos e reinstalados. Depois, o travão de pé e o de mão foram verificados várias vezes para testar o funcionamento.

De seguida, a roda foi colocada novamente. Finalmente, foi realizado o ajuste dos calços do travão de mão. Nota: se for necessário qualquer ajuste, remova o tampão do orifício de acesso que consta na chapa de fixação (Fig. 5). De seguida, desaperte a porca de ajuste do cabo de travão de mão até haver uma folga.

Uma ferramenta de ajuste adequada deve ser inserida através do orifício de acesso da chapa de fixação para a engatar nos dentes da porca de ajuste. Rode o afinador até sentir um ligeiro arrasto quando rodar a roda do veículo. Empurre e segure a alavanca de afinação, afastando da porca de afinação com uma chave de fendas fina.

Desafine até que o arrasto na travagem seja eliminado. Repita o ajuste na roda oposta e reinstale o tampão. Ajuste o cabo do travão de mão e desça o veículo. Experimente o travão de mão e o de pé para garantir que ambos imobilizam o veículo.

Solte a alavanca do travão de mão e faça um teste em estrada. Confie nas peças testadas e com qualidade equivalente OE da SWAG.

Check-up Media bilstein group febi wheel bearing kit image 5
Fig. 5

A gama completa de rolamentos de roda pode ser encontrada em: partsfinder.bilsteingroup.com.

0 0 votes
Article Rating
Subscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Se desejar deixe o seu comentário.x