Desenhado, especificamente, para o mercado europeu, o i40, que se destaca pelo preço, boa aparência, qualidade elevada e seleção criteriosa de motores e níveis de acabamento, tem como objetivo debater-se com o Ford Mondeo e sair vencedor.
O modelo i40 utiliza um sistema de travão de estacionamento eletromecânico, similar a outros fabricantes, como Volkswagen, Renault, Volvo, Ford e BMW.
O procedimento descrito abaixo pela Blue Print refere-se à substituição de pastilhas e discos de travão traseiros.
1
Efetue uma verificação do estado do sistema de travagem no que respeita ao nível e condição do fluido, fugas e examine o funcionamento do travão de estacionamento e pedal do travão.
Nota: é aconselhável conectar uma unidade de suporte de bateria, uma vez que os motores do travão de estacionamento consomem elevada corrente (aproximadamente, 14-20 A) quando ativados.
Com a ignição ligada, conecte uma ferramenta de diagnóstico na ficha de diagnóstico de 16 pinos e verifique os códigos de avaria nos sistemas de EPB e ABS.
2
Com o veículo levantado, remova as rodas traseiras e verifique as condições dos tubos de travão, cabo do motor do travão de estacionamento e conexões, pastilhas e discos. A espessura mínima do disco é de 8.4 mm e a espessura mínima da pastilha é de 2.0 mm.
3
Execute o procedimento de retração do travão de estacionamento elétrico (EPB) utilizando uma ferramenta de diagnóstico adequada.
4
Na pinça de travão, remova os dois parafusos de cabeça hexagonal de 12 mm e retire a pinça cuidadosamente, colocando-a de lado, sem aplicar tensão excessiva no tubo de travão e cablagem do travão.
5
Não é necessário rodar novamente o pistão: pode apenas ser pressionado para trás.
6
Remova a pastilha de travão usada e os elementos de retenção.
7
Para remover o suporte da pinça (A), remova, primeiro, o parafuso de fixação do braço de suspensão (B). Só assim poderá remover os dois parafusos de suporte da pinça (C).
8
Retire os parafusos de retenção do disco de travão traseiro e, em seguida, o disco usado. Limpe as superfícies de acoplamento e desengordure (se necessário) o novo disco de travão antes de ser instalado.
9
Aperte os parafusos do suporte da pinça, o parafuso de fixação do braço de suspensão e, de seguida, encaixe as novas pastilhas de travão e elementos de retenção. Assim que termine este processo, reencaixe a pinça de travão.
10
Finalmente, avance o motor do EPB e teste o funcionamento do travão de estacionamento e do pedal de travão, o que inclui a verificação de fugas do fluido. De seguida, volte a verificar a existência de possíveis códigos de avaria nos sistemas EPB e ABS, monte as rodas e aperte as porcas da roda com um binário de 88-108 Nm. Por fim, teste o veículo em estrada.