Skip to content

Desgaste da corrente de distribuição e o seu impacto na performance do motor

Os kits de corrente de distribuição da SWAG correspondem aos mais recentes desenvolvimentos, com componentes atualizados, incluindo correntes reforçadas com uma superfície otimizada e qualidade superior com revestimento TRITAN.
Check-up Media SWAG timing chain

Os motores muito rotativos instalados nos veículos ligeiros e em LCV’s utilizam, normalmente, uma corrente de distribuição metálica, instalada junto ao motor e lubrificada com óleo do motor, ligando a cambota à árvore de cames, controlando a abertura e fecho das válvulas de admissão e de escape.

Durante longos períodos de utilização contínua, a corrente alonga gradualmente. O que pode originar problemas de sincronização da árvore de cames e da cambota, interrompendo o controlo preciso da distribuição da válvula de admissão e de escape, levando a um mau desempenho do motor e ao aumento dos níveis de emissão, potenciando uma eventual falha.

O alongamento da corrente de distribuição pode ocorrer em várias partes do sistema:

• Corrente – pode ocorrer principalmente nos pinos e casquilhos;

• Roda de corrente – área de contacto com a corrente, desgaste no dente da roda;

• Tensor – enfraquece-se com o tempo, controlo de tensão incorreto;

• Tensor e barras de deslize – desgastam-se à medida que outros componentes se desgastam também, rasurando a superfície de revestimento.

À medida que os motores dos veículos se desenvolvem, reduzem o peso e a capacidade, aumentando a potência. Estes componentes de ligação encontram-se sobre grande stress, particularmente em motores Diesel de elevada eficiência e de injeção direta de gasolina.

Em conjunto com outras tecnologias de redução de emissões, tais como os veículos com sistema start & stop e híbridos, torna-se necessário minimizar o desgaste da corrente de distribuição, à medida que a legislação sobre emissões continua a aumentar.

O constante stress na corrente e nas rodas de corrente, juntamente com as forças dinâmicas no interior do motor de combustão, contribui para o desgaste, assim como a degradação do óleo.

Check-up Media SWAG timing chain b

O desgaste da corrente pode ser acelerado por diversos fatores, incluindo o movimento repetido de rotação dos elos ou casquilhos acionados contra os pinos estáticos, além da presença de quantidades excessivas de fuligem e ácido no óleo, bem como a relação com outros componentes de distribuição.

À medida que a corrente de distribuição se desgasta e se desenvolve uma folga entre as superfícies que estão em contacto direito, a folga faz com que a corrente se alongue, ocorrendo o deslocamento relativo dos elos.

Check-up Media SWAG timing chain c

Isto é detetado nos rolos e suportes de uma corrente de rolos, pinos e elos de ligação, que podem, eventualmente, enfraquecer o sistema, levando a uma falha no sistema de distribuição.

Os kits de corrente de distribuição da SWAG correspondem aos mais recentes desenvolvimentos, com componentes atualizados, incluindo correntes reforçadas com uma superfície otimizada e qualidade superior com revestimento TRITAN.

Este revestimento melhora as propriedades de atrito de modo a reduzir o desgaste e otimiza o consumo de combustível. As rodas de corrente no kit foram projetadas para reduzir a carga da corrente e os tensores foram melhorados com características de amortecimento.

Um kit completo de corrente da SWAG dispõe de propriedades significativas de melhoria de atrito e força para uma substituição de confiança, com melhorias a nível de ruído, vibração e aspereza, atingindo funcionalidades mais eficientes.

Confie nas peças SWAG com qualidade equivalente OE.

A gama completa de correntes de distribuição pode ser encontrada em: partsfinder.bilsteingroup.com.

0 0 votes
Article Rating
Subscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Se desejar deixe o seu comentário.x