A gama de filtros de combustível da Blue Print, para veículos com motores a gasolina ou gasóleo, é produzida de acordo com os requisitos do equipamento original, assegurando o correto fluxo de combustível e a eficiência na filtragem, oferecendo, assim, a máxima proteção do motor e do sistema de combustível do veículo.
Proteção dos componentes de engenharia de precisão
Os avanços na tecnologia utilizada nos filtros é uma consequência direta do avanço da tecnologia dos motores. Os recentes sistemas de gasolina e gasóleo têm componentes de precisão que são produzidos com tolerância inferior a dois mícrones e colocados sob enormes cargas.
O combustível, não só é queimado para gerar energia, como, também, no caso dos motores a gasóleo, serve como lubrificante para as partes móveis nas bombas de alta pressão e injetores. Contudo, o combustível precisa de estar limpo.
Impurezas no combustível
Infelizmente, as impurezas presentes nos depósitos dos postos de abastecimento e a corrosão do metal no tanque de combustível estão sempre presentes e podem arruinar o sistema de combustível dos veículos mais recentes.
Até mesmo as mais pequenas partículas podem causar danos no bico do injetor, causando distorção nos padrões de spray, que, por sua vez, afetam a eficiência da combustão, o consumo de combustível, a estabilidade do ralenti e as emissões.
Contaminação e separação da água
Enquanto que tanto o gasóleo como a gasolina precisam de filtragem contra elementos contaminantes abrasivos, o gasóleo tem outras exigências relativamente à filtragem. As moléculas de água encontradas nos sistemas de combustível a gasóleo são um problema.
A condensação ocorre no tanque de combustível sendo, por isso, possível existirem moléculas de água, em suspensão ou emulsão, no gasóleo. A incorreta filtragem poderá levar a que a água corroa os complexos elementos da bomba e dos injetores que integram o sistema de combustível.
Os filtros de combustível da Blue Print têm um elemento filtrante, hidrofóbico coalescente, que permite a passagem do combustível, mas que, ao mesmo tempo, capta a água. Consequentemente, a água forma gotículas, que se depositam no fundo do filtro e de onde podem ser drenadas, periodicamente, como parte da manutenção de rotina.
“Cogumelo” no depósito?
O gasóleo é um líquido orgânico instável, que atua como alimento para certos fungos (Cladosporium resinae). Os esporos estão no ar e contaminam o combustível. O crescimento do fungo acontece quando a água e o gasóleo se juntam sob perfeitas condições de temperatura.
Muitos sistemas de gasóleo modernos circulam continuamente e filtram o combustível entre o depósito e o motor, fazendo com que o gasóleo aquecido regresse ao depósito e crie as condições perfeitas para o desenvolvimento de fungos.
O produto residual dos fungos contamina o combustível e obstrui as vias deste. A solução será uma manutenção regular, utilizando um filtro de qualidade que remova a água do combustível, de forma a prevenir a formação de fungos.
Garantia de equipamento original
A gama de filtros de combustível da Blue Print, para veículos com motores a gasolina ou gasóleo, é produzida de acordo com os requisitos do equipamento original, assegurando o correto fluxo de combustível e a eficiência na filtragem, oferecendo, assim, a máxima proteção do motor e do sistema de combustível do veículo.
A garantia do fabricante da Blue Print
Para enaltecer os seus elevados padrões de qualidade de produto, a Blue Print oferece três anos de garantia do fabricante para todas as suas peças, excedendo a garantia legal. Este é o nosso compromisso com a qualidade.